Prática Religiosa e Estilo de Vida Ativo em Idosos
Por Ana Raquel Mendes dos Santos (Autor), Petrucio Venceslau de Moura (Autor), Emília Amélia Pinto Costa da Silva (Autor), Clara Maria (Autor), Silvestre M. de Freitas (Autor).
Em XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Objetivo:
A presença da religiosidade representa um mecanismo de apoio importante para a promoção e manutenção do estilo de vida saudável em idosos. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar a relação entre a prática religiosa e a adoção de exercícios físicos para fins de lazer e saúde em idosos de um grupo de atendimento multidisciplinar.
Métodos e resultados:
Este estudo é um recorte da pesquisa “Programa de educação para envelhecimento ativo: avaliação da efetividade, construção e testagem de insumos” (EDITAL UNIVERSAL- 2008/2009 - processo CNPq de nº 482196/2007-6). Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa. A amostra foi composta por 103 idosos integrados ao Programa de Apoio ao Idoso (PAI), na cidade de Recife/PE/Brasil. Para a coleta de dados, foram utilizados os seguintes instrumentos: Formulário de Caracterização da Amostra, que traçou o perfil da população e um Roteiro de Entrevista sobre Estilo de Vida e Envelhecimento Bem-Sucedido, composto pelos domínios Descanso, Sócio-Afetivo, Cognitivo e Atividade Física. Os dados foram analisados pelo programa SPSS versão 10.0, que permitiu por meio da estatística descritiva, identificar as frequências absolutas e relativas. Os resultados demonstraram que os idosos (58,3%) que sempre ou muitas vezes exercitavam a “paz interior”, seja meditando, orando ou rezando, eram moderadamente ativos ou muito ativos em relação à prática de exercícios físicos para fins de lazer e saúde, como por exemplo: caminhadas, ginástica, dança, yoga, musculação, natação, hidroginástica e esporte.
Conclusão:
Conclui-se que a religiosidade tem um fator importante na saúde física das pessoas, especialmente em idosos.