Resumo
O presente relatório de pesquisa trata-se da análise de uma intervenção pedagógica de Práticas Corporais Circenses articulada com os princípios da Mídia-Educação realizada a partir de uma sequência didática elaborada e desenvolvida para este fim. Utilizou-se o aporte teórico-metodológico da pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação prática, desenvolvida num programa de intervenção de um bimestre, numa escola pública, com alunos do 8º ano do ensino fundamental. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas com a equipe pedagógica, aplicação de questionário com os estudantes, registros das intervenções em diário de campo. Também foram incluídos como registro de dados os materiais produzidos pelos estudantes durante o processo de intervenção. A análise dos dados revelou como promissora a associação entre as Práticas Corporais Circenses e os princípios da Mídia-Educação para aprendizagem e ressignificação da cultura circense e para apropriação da mídia e das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação como forma de expressão e produção cultural. Destaca-se ainda a dificuldade de acesso as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação por parte de alguns estudantes investigados, o que reforça a importância da escola como lugar de democratização do acesso e de formação para o uso da mídia e das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação numa perspectiva crítica, ética e criativa, com vista a uma inserção social mais participativa, mais cidadã.