Práticas corporais de aventura e na natureza, proposta para um caderno pedagógico no ensino médio
Por Gabriela Araujo Goes da Mota (Autor), Edmundo Drummond Alves Junior (Autor), Cilene Lima de Oliveira (Autor), Ramon Diniz Teixeira (Autor).
Em VII Congresso Brasileiro de Atividades de Aventura - CBAA
Resumo
Atividades de aventura e esportes realizadas em ambientes naturais, tem se destacado como símbolos de identificação coletiva e de cultura esportiva que se relacionam com ecologia, aventura, e coragem. No curso de Licenciatura em Educação Física da UFF, é ministrada a disciplina Extra Muros, que tem como objetivo fazer com que os estudantes do curso reflitam sobre as atividades que são desenvolvidas fora do espaço formal de uma sala de aula. O foco central desta disciplina é o de utilizar os equipamentos públicos urbanos para a prática de suas atividades pedagógicas. Privilegiam-se espaços onde acontecem práticas corporais como as consideradas como esportes de aventura e na natureza e discute-se a ocupação da cidade para este tipo de prática. A geografia da cidade do Rio de Janeiro e de Niterói propiciam um sem número de atividades e a caminhada em trilha é uma realidade mais presente no programa da disciplina que apresenta a cada semestre um cronograma variado. O desafio desta proposta é transportar os conteúdos nela trabalhados para as escolas visto que se trata de um curso de licenciatura de educação física. Assim propomos estabelecer estratégias que possibilitem esta inclusão através da criação de ferramentas que permitam o melhor conhecimento do que se pode fazer na educação física escolar. Neste sentido elaborar página web destinada a discutir o que se propõe na disciplina, catalogar e colocar a disposição material didático, através de um caderno didático denominado Esporte de Aventura e na Natureza que contem: textos sobre o tema; possibilidades de vivências dentro e fora do ambiente escolar; formas de avaliação.