Sobre
APRESENTAÇÃO
Foi com grande alegria que recebi o convite para fazer a apresentação deste livro do Grupo Corpo vinculado a Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Em primeiro lugar pelo excelente trabalho desenvolvido pelo grupo e que tem se debruçado sobre a temática da Educação Física e de áreas afins, principalmente em suas interfaces com a história e a memória. Além disso, pelo destaque e qualidade de suas produções, também, no que se refere ao campo de estudos do lazer entendido, pelo grupo, como um fenômeno e um direito social, fundamental na vida com qualidade de todos/as os/as cidadãos/ãs brasileiras.
Destaco também as oportunidades de ações em parceria que tenho estabelecido com o coordenador do grupo e um grande amigo, professor Coriolano Pereira da Rocha Junior e com os seus membros, a partir de um volume de atividades de ensino, pesquisa, extensão e de intercâmbios acadêmicos. Além disso, acessar e ler um volume de pesquisas produzidas sobre a Bahia, me remete a um lugar muito especial, mas também me faz ressaltar a importância dos trabalhos do grupo para compreender e contribuir com os desafios da realidade local.
Os 32 textos dessa coletânea versam sobre temáticas diferentes interligadas a quatro eixos principal focalizados pelo grupo: 1) História do Esporte e das Práticas Corporais; 2) Lazer: História, Conceitos e Usos Sociais; 3) Corpo e Cultura e 4) Práticas Pedagógicas, Educação Física e Outros Temas. O livro nos auxilia na compreensão das práticas corporais em diferentes contextos sociais, bem como nos apresenta, como um foco importante das pesquisas, as questões relacionadas a Educação e a Cultura.
Queria registrar ainda a preocupação dos/as autores/as com a questão dos marcadores sociais da diferença, tendo em vista as possibilidades de identificação de determinados indivíduos a algumas categorias sociais. Desse ponto de vista, destaco os textos que abordam as questões da classe social, das fases da vida, da negritude e do racismo e do gênero. Esses trabalhos apontam que as desigualdades e as diferenças não são “naturais”, mas sim, construídas socialmente e por isso, necessitam urgentemente serem contextualizadas e abordadas no contexto das pesquisas acadêmicas.
Essa é mais uma obra do Grupo Corpo que, certamente, irá contribuir com os debates nos campos da educação física, do lazer e da história e da memória. Por isso, parabenizo os/as organizadores/as e os/as autores/as pelo investimento no livro e pelo belo produto final. Por tudo que destaquei recomendo a leitura dessa obra e espero que esse sexto e-book do Grupo Corpo seja mais um alicerce para essa bela trajetória que vem sendo trilhada por seu coordenador e pelos/as seus/suas integrantes.
Hélder Ferreira Isayama
Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer (PPGIEL)
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG
Sumário
-
O Kasato Maru e a origem do judô brasileiro
Por Luan Machado
Página
8 -
Página
11 -
Página
15 -
Aspectos da história social em práticas corporais
Por Carlos Ferreira
Página
19 -
Página
23 -
Página
31 -
Página
34 -
Infância, tempo de lazer?
Por Edinei Gonçalves Garzedin
Página
38 -
Página
41 -
Colonialidade, decolonialidade e currículo decolonial: aspectos relevantes na educação
Por Jiliane De Santana Souza
Página
45 -
Aprendendo a ler, com carta de abc, camará
Por Paulo Gonçalves
Página
48 -
O corpo feminino e a alfaiataria: protagonismo na esfera pública social
Por Dayane Ramos Dórea
Página
54 -
“No corpo e na roda”
Por Rosa Barbara Pinheiro
Página
58 -
Besouro de mangangá: no balanço do cordel
Por Paulo César Da Silva Gonçalves
Página
62 -
Página
66 -
Página
68 -
Página
71 -
Página
75 -
Reflexão sobre a formação humana em uma escola americana
Por Rúbia Mara De Sousa L. Cunha
Página
78 -
Centro de artes e esportes unificados de Serrinha/BA: desafios e perspectivas
Por Tauan Maia De Souza
Página
81 -
Página
84 -
Página
87 -
Roger Machado: um ativista político antirracista no futebol
Por George Roque Braga Oliveira
Página
90 -
Capoeira na educação física escolar: gingando para (re)existir
Por Maria Larissy Da Cruz Parente
Página
95 -
O papel da pedagoga na formação de atletas das categorias de base
Por Rafaela Marques Rodrigues Dos Santos
Página
98 -
Página
101 -
Página
104 -
A Produção De Conceitos E Conhecimento Científico: Pierre Bourdieu E A Gênese Dos Conceitos De Habitus E Campo
Por Aline Machado
Página
111 -
Página
115 -
Página
120