Resumo

O objetivo geral deste estudo foi planejar, desenvolver e avaliar uma proposta didático-pedagógica para potencializar a autonomia e a autorreflexão relativa à prática corporal na perspectiva da Educação para a Saúde na Educação Física Escolar nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Esta dissertação, portanto, constitui-se em uma pesquisa-ação com uma Unidade Didática fundamentada na Pesquisa como Princípio Educativo. Na primeira aula realizou-se um diagnóstico relacionado à Saúde na Educação Física Escolar a fim de, posteriormente, compor a construção e a aplicação da respectiva Unidade Didática (UD). Ao final da realização dessa UD, produziu-se uma resenha crítica em forma de narrativa sobre o impacto das aulas com os alunos que demonstraram maior interesse e envolvimento com sua realização. Metodologicamente, o tipo de pesquisa é denominado qualitativo. Para realizar a coleta de dados optou-se pelo instrumento Resenha Crítica com os discentes, como se fosse uma narrativa. Os resultados apresentados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva, o que levou ao surgimento de categorias. Posteriormente, promoveu-se um debate entre os alunos, mediado pelo professor pesquisador, que analisou a síntese e a aplicação da Unidade Didática (UD) com os principais autores e referências sobre as temáticas. Quanto aos resultados foi possível mensurar que os alunos entenderam a importância de se abordar a temática da Saúde na escola, para que a partir do ensino e da aprendizagem possam entender tudo o que está a ela relacionada. Entendeu-se, então, que as práticas corporais e a realização de exercícios e atividades físicas são importantes para a saúde, mas que não somente esses fatores devem ser levados em consideração e, sim, outros tantos. A realização desta pesquisa justifica-se por tratar de temas diretamente ligados à Saúde. Com a realização do presente estudo espera-se contribuir para a qualificação dos alunos, a fim de que valorizem esse importante tema da Educação Física Escolar, bem como possam contribuir com outros professores que possuem dificuldade em abordar o tema ou que ainda não tenham clareza de um norte. A partir da disseminação da Unidade Didática (UD) pretende-se buscar essa interação a fim de que mais alunos tenham acesso a esse conhecimento.

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