Práticas corporais na natureza: uma proposta para a educação ambiental
Por Priscilla Pinto Costa da Silva (Autor), Cheng Hsin Nery Chao (Autor).
Resumo
Este estudo é um recorte da pesquisa Educação Ambiental nas Práticas de Atividades Outdoor. As práticas corporais na natureza estão em crescimento desde os anos de 1960/70, como viés na promoção do lazer, sendo este um fenômeno interdisciplinar, possibilitando contribuições para o desenvolvimento pessoal e social, no qual está inserido a busca pelo prazer. Associar tais práticas ao lazer desperta o desejo do homem citadino, a busca de novas descobertas, aventurando-se através da natureza desconhecida, além de possibilitar a compreensão dos valores e significados evidenciados a uma ética sustentável, preocupando-se com a não dominação do homem nos espaços explorados e a sua conservação. No entanto, os praticantes nem sempre se encontram em uma posição ética e sensibilizadora frente aos espaços naturais. Tendo alicerce nestas premissas, o presente estudo tem como objetivo analisar possibilidades de sensibilização ambiental por meio de uma proposta pedagógica baseada em uma metodologia educativa através de atividades lúdicas e reflexivas, sensibilizando os indivíduos que vivem em uma rotina agitada, encontrada nos espaços urbanos.