Práticas de Movimento em Uma Unidade de Educação Integral de Curitiba: Possibilidades com os Jogos de Precisão
Por Roberto do Valle Mossa (Autor), Deborah Helenise Lemes de Paula (Autor), Vera Luiza Moro (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
APRESENTAÇÃO
As presentes imagens foram realizadas durante práticas pedagógicas de Educação Física em uma Unidade de Educação Integral (UEI)3 , em Curitiba, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/UFPR – CAPES. Buscando romper com práticas educativas institucionalizadas, que geralmente enfatizam os gestos motores e do treinamento esportivo em detrimento de experiências que ampliem as possibilidades de conhecimento da cultura corporal, mapeamos possíveis saberes que oportunizassem aos estudantes novas experiências, conhecimentos e sensações, de acordo com a realidade social a qual pertenciam, e, ao mesmo tempo, pudessem ser realizadas em uma UEI, a qual dispunha de pequenos espaços para realização das Práticas de Movimento.