Práticas Esportivas Escolares no Ensino Fundamental no Município de Santos
Por Carla Nascimento Luguetti (Autor), Maria Tereza Silveira Bohme (Autor).
Em 3º Congresso Internacional de Gestão do Esporte e do Lazer - CBGE
Resumo
O presente projeto de pesquisa tem por objetivo analisar as condições das práticas esportivas escolares (PEE) no ensino fundamental no município de Santos-SP, com relação à: a) existência ou inexistência da mesma; b) descrição dos recursos materiais e financeiros; c) caracterização dos recursos humanos; d) o planejamento do programa desenvolvido. Para isso, realizou-se um levantamento da população das escolas de ensino fundamental, inicialmente contatadas por telefone (total de 147 escolas). Destas, foram incluídas na amostra 59 instituições que ofereciam PEE. Foram aplicados questionários junto aos gestores (diretores/coordenadores) de escolas privadas (n=12), municipais (n=35) e estaduais (n=12). Verificou-se que as PEE são valorizadas na cidade de Santos (presente em 85% das escolas), contudo, poucas crianças e jovens são atendidas nos programas (aproximadamente 9%). As instalações das escolas privadas e municipais são melhores que as da rede estadual; destaca-se que o município utiliza os espaços cedidos pela Secretária de Esportes e comunidade. O professor/treinador das PEE não ministra Educação Física Escolar na mesma escola; acredita-se que o vínculo com a escola poderia auxiliar no conhecimento do projeto político pedagógico da instituição, além de facilitar políticas de formação continuada. Os diretores/coordenadores (70%) relataram que as PEE não têm ligação com o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, o que aponta uma descrença dos gestores quanto à possibilidade educacional das PEE. No âmbito público, pode-se pensar em estratégias para a democratização dessas práticas, com programas intersetoriais – que articulem diferentes secretarias (Esporte, Cultura, Educação, entre outras) e a participação da comunidade, de tal forma que os orçamentos possam ser otimizados e as PEE valorizadas no contexto que estão inseridas. Pretende-se que esse conhecimento subsidie futuras discussões sobre programas de iniciação esportiva no contexto escolar.