Praxiologia Motriz e as Dimensões de Conhecimento da Bncc Primeiras Aproximações
Por William Daniel Bitencourt (Autor), Silvester Franchi (Autor), Lidiane Soares Bordinhão (Autor).
Resumo
Objetivo: Este artigo tem como objetivo apresentar a Praxiologia Motriz como conhecimento científico capaz de contribuir para estimular o desenvolvimento das dimensões de conhecimento da EF contidas na BNCC. Procedimentos metodológicos: O estudo caracteriza-se como qualitativo e foi realizado a partir de uma pesquisa teórica, considerando conceitos da Praxiologia Motriz como instrumentos para análise. Resultados e discussão: A BNCC aponta oito dimensões de conhecimento que devem ser garantidas aos educandos ao longo do percurso escolar, visando desenvolver uma formação integral do indivíduo. Para tanto, sistematizou-se uma relação entre as dimensões de conhecimento, trazidas na BNCC, com os elementos da Praxiologia Motriz, mais precisamente inerentes à lógica interna. Assim, apresentou-se possibilidades de apreensão dos conhecimentos praxiológicos como forma de embasar a prática pedagógica do professor, de modo que ele tenha maiores ferramentas para alcançar as dimensões de conhecimento que deseja desenvolver. Os conceitos da Praxiologia Motriz possibilitaram que as seguintes dimensões do conhecimento fossem aprofundadas: experimentação, uso e apropriação, fruição, reflexão sobre a ação e análise. Considerações Finais: Conclui-se que os conhecimentos elaborados pela Praxiologia Motriz possibilitam uma concreta organização e sistematização
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