Resumo

Este estudo tem como objetivo diagnosticar as atividades motoras desenvolvidas fora de sala de aula, pelos professores nas pré-escolas públicas de Santa Maria e propor uma metodologia para análise das atividades motoras de crianças pré-escolares. A população escolhida foi a da rede oficial de ensino pré-escolar de Santa Maria. A amostra foi intencional selecionou-se apenas as classes cujos professores que além do programa regular desenvolviam atividades motoras fora de sala de aula. Ela constitui-se num total de 57 classes pré-escolares das quais reduziu-se por dificuldades ocorridas nas gravações, para 42 classes. Para atingir os objetivos propostos no estudo elaborou-se os seguintes instrumentos: (a) um questionário, (b) uma ficha para observação sistemática, (c) uma matriz de análise, (d) um quadro de predominância de movimentos; para efetuar a coleta dos dados foi utilizado uma câmara Betamovie, marca Sony. Após a gravação mono-ocasional elaborou-se protocolos com a transcrição total de todos os acontecimentos. Categorizou-se e conceituou-se todas as atividades motoras desenvolvidas pelos professores, fora de sala de aula e analisou-se a inter-relação entre cada categoria dos movimentos básico-fundamentais e as capacidades perceptivas. Após a análise dos resultados conclui-se que existe uma prática de atividades motoras fora de sala de aula objetivando a criança como um todo mas na prática há uma incongruência com o que se propõe, como também um desequilíbrio no desenvolvimento dos movimentos básico-fundamentais, prevalecendo os movimentos locomotores e nas capacidades perceptivas, destacando-se a discriminação cinestésica.

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