Resumo

A atividade física é um comportamento complexo, possuindo diferentes fatores que contribuem e dificultam sua prática. Estudos que possuem base conceitual em teorias comportamentais, como a Teoria Social Cognitiva, tentam preencher essa lacuna do conhecimento na área de atividade física, especialmente por conseguir estabelecer, previamente, embasamento sobre os possíveis processos de mudança comportamental e sua interação com domínios individuais, sociais e ambientais. No Brasil, academias são estabelecimentos de proporcionam espaços de atividade física com uma grande aceitação pela população. Entretanto, estudos que visem entender como indivíduos podem aderir e manter seu comportamento de atividade física nesses espaços ainda são escassos na literatura. A tese tem como principal objetivo identificar como diferentes preditores alinhados com a Teoria Social Cognitiva podem estar associados com a manutenção de atividade física de lazer em academias entre indivíduos adultos frequentadores de academias da cidade de Pelotas-RS. Para isso foi realizado um estudo longitudinal com uma amostra inicial de 390 indivíduos, nos quais 334 foram novamente entrevistados com intervalo de 12 meses. A tese é composta por dois artigos. O primeiro é uma revisão narrativa sobre a Teoria Social Cognitiva, com objetivo de elucidar a construção conceitual e histórica da teoria, seus mecanismos/conceitos gerais e sua interlocução com a atividade física. A principal premissa dessa teoria da psicologia é sobre o exercício da agência pessoal, ou seja, a direção em que o indivíduo leva a sua vida depende da natureza e da flexibilidade do ambiente, bem como das ambições pessoais. Fatores como autoeficácia, autorregulação, apoio social e sua relação com a atividade física são discutidos no artigo. O segundo artigo é original e leva em conta os resultados do acompanhamento após 12 meses. O estudo objetivou elucidar como diferentes preditores, especialmente cognitivos comportamentais, podem estar associados com a manutenção da atividade física de lazer de adultos em academias após um período de 12 meses. As análises revelaram que a renda, a prática prévia de atividade físicas em academias, o apoio social do cônjuge e a autoeficácia foram associados com a manutenção da atividade física de lazer em academias após 12 meses. Preditores cognitivos comportamentais estão associados com a manutenção da atividade física de lazer em academias e podem possuir importantes efeitos como ferramentas interventivas para mudança comportamental

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