Preocupações de Professores de Educação Física Vinculados à Saúde Docente
Por Suelen Vicente Vieira (Autor), Jorge Both (Autor).
Em XX Congresso de Ciências do Desporto e de Educação Física dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
O trabalho docente pode acarretar nos professores angustias, estresses e expectativas que podem influenciar em sua saúde. As preocupações docentes se caracterizam por elementos do trabalho que influenciam na atuação do professor. O modelo teórico proposto para professores de Educação Física brasileiros identificou 5 dimensões de preocupações: Consigo, Tarefa, Impacto da Tarefa, Problemas Sociais e Políticas Públicas. O objetivo desse trabalho foi identificar preocupações vinculadas a saúde docente em professores de Educação Física brasileiros. Participaram da pesquisa 14 professores de Educação Física de Maringá – PR das redes municipal e estadual de ensino. Como instrumento foi utilizado uma pesquisa semiestruturada. As entrevistas ocorreram de maneira remota, via google meet. As entrevistas e transcrições apresentaram duração média 44 minutos e 2 horas, respectivamente. Para a análise de dados foi utilizado a análise de conteúdo de Bardin. As preocupações vinculadas a saúde docente foram identificadas na dimensão Consigo, a qual o professor se preocupado com a sua sobrevivência no ambiente de trabalho. A inquietação com a saúde física e mental, foi mencionada por 13 professores participantes. Quando se refere a saúde mental o estresse atrelado ao trabalho do professor foi o mais evidenciado (6 professores), seguido da indisciplina das crianças que promove desgaste mental no docente (2 participantes), a posição que o trabalho ocupa na vida pessoal (1 docente) e os acidentes que ocorrem nas aulas e marcam a carreira dos professores (1 docente). Nas preocupações vinculadas a saúde física 14 docentes demonstraram algum nível de inquietação, sendo: problemas de voz (4 professores), falta de manutenção da limpeza das quadras e sala de materiais (3 professores e manter se saudável para dar continuidade na profissão (2 professores) e riscos frente a pandemia da Covid-19 (1 professor). As menções realizadas por esse grupo de participantes nos reportam discussões complexas que envolvem muito mais do que apenas a saúde no local de trabalho, mas que afetam a sobrevivência do professor naquele espaço. Destaca-se que as falas dos professores, representam o conhecimento além das aparências dos problemas enfrentados na escola, demonstrando um certo nível de incomodo, bem como a necessidade de mudança da realidade em que estão inseridos. Nas entrevistas é possível identificar relação das preocupações de saúde com demandas externas, vinculadas a dimensão de Políticas Públicas, que, segundo os entrevistados, os problemas poderiam ser minimamente amenizados mediante a atuação dos órgãos responsáveis. A necessidade de melhores condições de trabalho, tanto em questões objetivas e palpáveis como menor número de aluno em sala, como em questões subjetivas, como o desgaste promovido pela indisciplina dos alunos são elementos articuladores para otimizar as demandas com a saúde docente no local de trabalho. Conclui-se que preocupações vinculadas à saúde física e mental dos professores tem afetado sua atuação profissional, sendo necessário atenção e atuação de ações governamentais, que se realizadas coerentemente poderiam auxiliar a amenizar os problemas relatados.