Preparação Profissional em Educação Física em Tempos de Internet: Algumas Reflexões Pontuais
Parte de Educação Física e Esportes: Diálogos Atuais . páginas 21
Resumo
Considerações iniciais
Recentemente, foram instituídas as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos de preparação profissional em Educação Física em todo o território nacional. Certamente, a área está vivendo um momento de muita agitação, preocupação e apreensão nas diferentes instituições de ensino superior. Penso que a dimensão desse possível estado de estresse nas instituições está na direta proporção da ausência de discussões regulares e permanentes sobre o assunto, no seu cotidiano.
Caso uma instituição tenha sido pega de surpresa e se sinta despreparada para se ajustar às novas diretrizes, estaria configurada, na realidade, uma situação um tanto estranha, visto que a preparação profissional é um processo dinâmico por natureza, que requer constante reflexão e inovação (TANI, 2007, 2013, 2017). Ademais, o ensino de graduação constitui uma das funções precípuas da universidade, de maneira que, em tese, todos os docentes deveriam estar devidamente envolvidos com o curso de preparação profissional, não apenas ensinando, mas também refletindo sobre ele.