Resumo

Objetivo: este estudo tem por finalidade explicitar as ações da fisioterapia nas escolas, analisando alguns dos dados coletados durante uma das práticas da disciplina, em escola privada do município de Santa Cruz do Sul-RS. Método: estudo de caráter descritivo, foi composto por 206 estudantes, com idades entre 6 e 10 anos, de ambos os sexos, sendo alunos do 1° ao 4º ano do Ensino Fundamental, distribuídos em 11 turmas, de uma escola privada. A abordagem consistiu na “Educação Postural” no ambiente escolar e nas atividades de vida diárias, aplicação de um questionário de múltipla escolha que englobava a avaliação do aspecto biopsicossocial do aluno. Foi feita a avaliação postural estática, assim como da postura de cada escolar frente ao mobiliário em sala de aula, através de análise observacional individual, sendo realizada a pesagem dos alunos, das mochilas e o ajuste das mesmas também foi realizada. Resultados: a amostra foi composta por 206 estudantes do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental, com idade entre seis e 10 anos, de ambos os sexos. Os achados provenientes do questionário nos forneceram informações acerca da realidade de vida de cada aluno avaliado. Em relação às avaliações posturais realizadas, foram evidenciados quatro casos de escoliose em “C” na coluna lombar e um em "S”, já na coluna torácica foram encontrados sete casos de escoliose em “C”. O mobiliário se mostrou inadequado para a maioria dos estudantes e em relação ao peso das mochilas, 148 delas estavam acima dos 10% do peso corporal do aluno. Considerações finais: existe um vasto campo de atuação para a Fisioterapia Preventiva, dentre eles, a avaliação e intervenção na saúde na escola. As metodologias utilizadas na disciplina para esta prática possibilitaram o aprendizado e a [re] significação da prevenção na Fisioterapia, uma profissão fortemente enraizada na reabilitação.

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