Resumo

O texto apresenta um recorte de investigação dos currículos de Educação Física (EF) do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo, cujo objetivo é apresentar subsídios para o uso dos conceitos presenças e ênfases para a análise curricular sobre o tema da saúde em cursos de EF. Os dados foram produzidos a partir de documentos curriculares do bacharelado e da licenciatura, entrevistas com dez professores, currículos dos professores, documentos de concursos públicos na área da saúde e acompanhamento de quatro disciplinas durante um semestre. O artigo é apresentado em duas partes: na primeira, uma conceituação de presenças e ênfases com base na teoria da estruturação de Giddens e no conceito de orientação político-epistemológica de Cunha; na segunda, a análise da empiria configurando cinco presenças e duas ênfases do tema da saúde nos currículos de formação em EF. Considera-se que as presenças e ênfases do tema da saúde se constituem nos movimentos da dualidade da estrutura nos quais as ações dos sujeitos, segundo suas orientações político-epistemológicas, se relacionam com (ou tensionam) as coerções estruturais que constituem os currículos de formação em EF.

Acessar