Prevalência e fatores associados à insatisfação com a imagem corporal em escolares dos anos iniciais do ensino fundamental
Por Rizia Rocha Silva (Autor), Lucas Lima Galvão (Autor), Gaia Salvador Claumann (Autor), Lucas dos Santos (Autor), Rafaela Gomes dos Santos (Autor), Douglas de Assis Teles Santos (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciência & Movimento v. 30, n 4, 2022.
Resumo
Este estudo teve como objetivo analisar a prevalência de insatisfação com a imagem corporal e a sua associação com sexo, estado nutricional e obesidade abdominal, em escolares dos anos iniciais do ensino fundamental. Trata-se de um estudo epidemiológico, com delineamento transversal, conduzido com 563 crianças (285 meninos e 278 meninas) de seis a dez anos de idade, as quais eram escolares do ensino fundamental da rede pública de Teixeira-BA. A insatisfação com a imagem corporal foi verificada por meio de uma escala de silhuetas. As crianças foram classificadas em satisfeitas, insatisfeitas pelo excesso, ou insatisfeitas pela magreza. O estado nutricional foi averiguado por meio do índice de massa corporal, o qual foi categorizado como peso normal ou sobrepeso. Já a obesidade abdominal foi identificada a partir da medida da circunferência da cintura, classificada em normal ou elevada. Para a análise inferencial foi adotada a regressão logística multinomial, pela qual foram calculadas as Odds Ratios (ORs) e seus respectivos Intervalos de Confiança (IC) de 95,00%. Observou-se que 78,70% (meninas: 79,10%; meninos: 78,20%; p = 0,796) das crianças estavam insatisfeitas com a imagem corporal. Ademais, foi averiguado que as crianças com sobrepeso (OR: 4,69; IC95%: 2,54-8,66) e as com circunferência da cintura elevada (OR: 3,92; IC95%: 1,86-8,25), apresentaram maior chance para a insatisfação com a imagem corporal pelo excesso de peso. Portanto as evidências averiguadas mostraram que a prevalência de insatisfação com a imagem corporal foi elevada em ambos os sexos. Além do mais, foi identificado que a insatisfação pelo excesso de peso esteve associada ao sobrepeso e a obesidade abdominal.