Resumo

A novidade na Educação Física é o slackline, uma fita que esticada entre árvores e postes permite locomover-se sobre ela em equilíbrio. Esta prática se baseia na corda bamba circense e foi recriada por escaladores no deserto dos EUA. O objetivo desse estudo foi verificar como se aprende a manter o equilíbrio no slackline e quais as informações são necessárias para o início da prática. Esse estudo baseado na epistemologia qualitativa de Gonzalez Rey, na qual os sujeitos juntamente com o pesquisador a partir do momento empírico formulam idéias sobre uma experiência permitiu pensar nas dificuldades da aprendizagem e propor formas de melhorar o equilíbrio sobre o slackline. Os resultados mostram a importância de conhecer o equipamento a ser usado, indica a melhor forma de pisar sobre a fita, a posição dos braços estendidos é mostrada como auxiliar no equilíbrio, a postura do corpo deve ser a mesma em relação ao andar sobre outros pisos, a semiflexão dos joelhos facilita a prática inicial, e o auxílio de um colega é a melhor forma de começar a praticar evitando quedas que podem ser lesivas, além disso, o uso de colchões e sobre a grama também aumenta a segurança na prática. Essas observações são úteis na aprendizagem e fornecem ao professores indicativos para a aplicação em escolas ou outras situações de aprendizagem do slackline.

         Unitermos: Slackline. Educação Física. Equilíbrio.

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