Princípios Didático-pedagógicos Como Possibilidade Metodológica Para o Ensino do Atletismo
Por Luiz Claudio do Nascimento (Autor).
Resumo
O objetivo deste ensaio é propor o ensino do atletismo, no campo da iniciação esportiva, a partir dos princípios didático-pedagógicos enquanto estratégia metodológica de orientação do trabalho da ação docente. Dessa maneira, são apresentados quatro princípios didático-pedagógicos, são eles: inclusão, diversidade, complexidade e adequação ao aluno. Ao longo do texto os princípios são apresentados no contexto do ensino do atletismo, a fim de contribuir para a organização didática das aulas em que o atletismo é tematizado enquanto objeto de conhecimento.
Referências
BETTI, M. Corporeidade, jogo, linguagem: a Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental. São Paulo: Cortez, 2018.
BETTI, M; ZULIANI, L. R. Educação Física Escolar: Uma proposta de diretrizes pedagógicas. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte. v. 1 n. 1:73-81; 2002. Disponível em: < http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/1363>. Acesso em: 11 abr. 2020.
BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Médio. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília, Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 1998. Disponível em:
CARDOSO. A. N.; ROSANI. L. R. A prática pedagógica do atletismo na Educação Física Escolar. Revista Kinesis, Santa Maria v. 36, n.3, p.102-114, set-dez. 2018. Centro de Educação Física e Desportos – UFMS. Disponível em: < https://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/33453> Acesso em: 30 ago. 2020.
CAMUCI. G. C.; MATHIESEN, S. Q.; GINCIENE, G. O Jogo de Videogame relacionado ao Atletismo e suas possibilidades pedagógicas. Motrivivência v. 29, n. 50, p. 62-76, maio/2017. Disponível em:
FRAINER, D. E. S.; ABAD, C. C. C.; OLIVEIRA, F. R.; PAZIN, J. Análise da produção científica sobre atletismo no Brasil: uma revisão sistemática. Revista Brasileira Ciência e Movimento. 2017;25(1):199-211. Disponível em:
GINCIENE, G.; MATTHIESEN. Utilizando o Moodle na Educação Física: Sobre um material didático virtual para o ensino do Atletismo. Motrivivência. v. 27, n. 44, p. 109-124, maio/2015. Disponível em: < https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2015v27n44p109/29381> Acesso em: 08 abr. 2020.
MESQUITA, I.; PEREIRA, J. A. R.; ARAUJO, R.; FARIAS, C.; RAMIRO, R. Representação dos aluno e professora acerca do valor educativo do Modelo de Educação Desportiva numa unidade didática de Atletismo. Motricidade. 2016, vol. 12, n. 1, pp. 26-42. Disponível em: < https://revistas.rcaap.pt/motricidade/article/view/4213> Acesso em: 08 abr. 2020.
MARQUES, C. L. S.; IORA, J. A. Atletismo escolar: Possibilidades e estratégias de objetivo, conteúdo e método em aulas de Educação Física. Movimento, Porto Alegre, v.15, n. 02, p. 103-118, abril/junho de 2009. Disponível em: < https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/3078/5137> Acesso em: 08 abr. 2020.
PARENTE, M. L. C.; MOURA, D. L. Ensino do atletismo na Educação Física Escolar: Uma revisão sistemática qualitativa na produção brasileira e internacional. Arquivos em Movimento. v. 15, n.1, p. 256-271, jan-jul. 2019. Disponível em: < https://revistas.ufrj.br/index.php/am/article/view/21736/pdf> Acesso em: 08 abr. 2020.
PASSINI, G. K.; MATHIESEN, S. Q. Sobre a produção de material didático para o ensino do atletismo na escola com auxilio das tecnologias da informação e comunicação. Arquivos em Movimento. v. 12, n. 2. p., Jul/Dez. 2016. Disponível em:< https://revistas.ufrj.br/index.php/am/article/view/11147> Acesso em: 29 ago. 2020.