Resumo

O esporte educacional orienta-se pela inclusão, construção coletiva, diversidade, educação integral e busca pela autonomia. Sendo competir inerente ao esporte, um problema emerge: É possível competir no contexto do esporte educacional? Objetivo: Avaliar a manifestação dos princípios do esporte educacional durante uma competição do Programa Segundo Tempo Universitário (PST-U). Metodologia: 62 alunos do PST-U participantes da competição responderam um questionário online em escala Likert de 1 a 5 (1, "discordo totalmente" e 5, "concordo totalmente"). As afirmativas foram: 1) "Eu me senti incluído/a na competição" (inclusão); 2) "Houve abertura para opiniões e estas foram debatidas visando a elaboração/melhoria do evento" (construção coletiva); 3) "A minha individualidade, valores e crenças foram respeitadas durante a competição" (diversidade); 4) "Procurei saber dos resultados das outras modalidades na qual não participo" (educação integral); 5) "Pude tomar decisões visando o melhor para a minha equipe durante a competição" (busca pela autonomia). Resultados: Afirmativa 1: 61,2% concordaram totalmente, 25,8% concordaram e 8% discordaram. Afirmativa 2: 37,1% concordaram totalmente, 35,4% concordaram e 14,7% discordaram total ou parcialmente. Afirmativa 3: 62,9% concordaram totalmente, 22,8% concordaram e 4,8% discordaram. Afirmativa 4: 59,6% concordaram totalmente, 24,1% concordaram, 4,8% discordaram totalmente ou parcialmente. Afirmativa 5: 66,1% concordaram totalmente, 22,5% concordaram e 4,8% discordaram totalmente ou parcialmente. Conclusão: Os participantes, em grande parte, sentiram-se incluídos, respeitados, integrados e com autonomia para tomar decisões. No entanto, a construção coletiva pode ser melhorada. Assim, ao conferir intenções pedagógicas à competição é possível integrá-la ao esporte educacional.