Problemas Evidenciados na Operacionalização das 400 Horas de Estágio Curricular Supervisionado
Por Fabiana Celente Montiel (Autor), Flávio Medeiros Pereira (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 22, n 3, 2011.
Resumo
Este trabalho faz parte de uma pesquisa sobre o impacto das 400 horas de estágio curricular supervisionado (ECS) nos cursos de formação de professores em Educação Física (EF) do RS. Com base nas alterações estabelecidas pela Resolução CNE/CP 02/2002, buscamos identificar os problemas evidenciados no desenvolvimento do ECS de 400 horas e verificar se os coordenadores de curso e professores orientadores de estágio consideraram positivas ou negativas as mudanças. O estudo foi realizado com os coordenadores de curso e professores orientadores de estágio de quinze cursos de EF do RS, sendo um de cada instituição de Ensino Superior (IES). Encontramos como principais problemas o número de estudantes em situação de ECS nas escolas, dificultando o acompanhamento destes, assim como a falta de parceria entre a escola e a IES. De modo geral, os sujeitos investigados consideraram positivas as mudanças, evidenciando uma melhor formação pedagógica.