Resumo
Para muitos, a sociedade vem passando por uma crise de valores; para outros, vivemos a experiência de valores em crise. Diante disso, não devemos perder a oportunidade de trabalhar uma formação mais humana, pautada por princípios valorativos e atitudinais. O ambiente escolar, desse modo, se torna um excelente espaço colaborativo para desenvolvimento de valores e atitudes. A educação física, por meio do esporte competitivo, oferece desafios para essa instrução. A busca por uma educação integral fez com que o governo do estado do Espírito Santo implantasse uma nova metodologia de ensino, a Educação de Tempo Integral, por meio do programa Escola Viva. Fazendo uma relação direta entre esse novo modelo educacional com uma proposta de formação em valores, buscamos identificar qual a relação existente entre o ensino do esporte de rendimento, oferecido por esta educação integral, com sua proposta pedagógica, tendo como foco a dimensão atitudinal. Para isso, utilizamos a metodologia da pesquisa-ação, uma vez que o pesquisador é também o professor treinador do grupo pesquisado. Os dados foram coletados nas equipes de treinamento esportivo da modalidade de handebol, masculino e feminino, na categoria juvenil, do CEEFMTI Daniel Comboni. Os instrumentos utilizados foram a entrevista estruturada, a observação, o grupo focal e a análise de documentos. Percebemos que a postura dos alunos/atletas, dentro dos espaços de treinamentos e jogos, está pautada nos valores aprendidos dentro dos espaços escolares. Concluímos então, que, mesmo sendo esse ambiente de treinamentos/jogos esportivos um espaço carregado de significações próprias do sistema competitivo, muitas vezes interpretadas como contrárias à formação valorativa, os alunos/atletas conseguem guiar-se nos espaços de treinamentos/jogos por meio dos valores aprendidos no ambiente escolar.