Processos de Criação na Dança: Abordagem Pedagógica a Partir de Uma Perspectiva Histórica e Fenomenológica
Por Danieli Alves Pereira Marques (Autor), Aguinaldo Cesar Surdi (Autor), Andrize Ramires Costa (Autor), Elenor Kunz (Autor).
Em XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE
Resumo
Este ensaio busca refletir sobre o ato de dançar e seus processos criativos no contexto educacional. Recorrendo a momentos históricos do universo desta manifestação artística, destacamos mudanças ocorridas nos seus processos de ensino e criação, e a partir desse contexto, procuramos pensar uma relação com o ensino da dança na educação, visando ampliar horizontes nos processos pedagógicos. Trata-se de expor a importância da criação e ressignificação dos movimentos nas experiências dançantes, num processo em que as experiências vividas dos sujeitos podem dialogar de forma constante com o processo de criação em dança. Isso resulta uma experiência que reconhece um “ser” como centro do processo artístico.