Produção Acadêmica na Iniciação Científica: o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência Como Lócus de Produção do Conhecimento
Por Van Bremm de Oliveira (Autor), Mariângela da Rosa Afonso (Autor), Patricia Machado da Silva (Autor), Otavio Avila Pereira (Autor), Jose Antonio Ribeiro (Autor), Leon Flores Cibeira (Autor), Franciele Roos da Silva Ilha (Autor), Desire dos Santos Delias (Autor), Mariana Teixeira da Silva (Autor).
Em Motrivivência v. 29, n 52, 2017. 17 Páginas.
Resumo
A presente pesquisa objetiva investigar as interfaces da produção científica acadêmica do subprojeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (ESEF/UFPEL). Trata-se de uma pesquisa documental, que utilizou da análise de conteúdo da produção científica a partir do Congresso de Iniciação Científica (CIC/UFPEL) no período de 2013 a 2015. A partir dos achados foram extraídas duas categorias, a primeira com relação à formação inicial; e a segunda discutiu o impacto do PIBID na escola. Os resultados apontaram que as experiências de pesquisa, acenam para uma construção diferenciada no espaço da formação inicial, estágio e prática docente, revelando a complexidade da formação inicial; a segunda categoria revelou os impactos gerados pelo PIBID no contexto escolar oportunizando refletir e repensar a inovação e alternativas para o ambiente escolar. PEREIRA, Otávio Ávila et al. PIBID e a formação inicial de professor de Educação Física. IN: XXII Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pelotas. Pelotas. Anais... Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2013. PIBID-ESEF-UFPEL. Blog PIBID-ESEF-UFPEL. Disponível em: . Acesso em:11 jun. 2014. PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2004. (Coleção docência em formação. Séries saberes pedagógicos). SILVA, William Macedo et al. O impacto do PIBID na formação inicial de docentes em Educação Física na ESEF/UFPel. IN: XXII Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pelotas. Pelotas. Anais... Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2013. SILVA, Patricia Côrrea; SILVEIRA, Leonardo Lemos; VERONEZ, Luiz Fernando Camargo. Fatores que levam os graduandos do curso de Licenciatura em Educação Física a ingressarem e a evadirem-se do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. IN: XIV Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pelotas. Pelotas. Anais... Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2015. TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2002. UFPEL. Proposta Institucional PIBID - Edital nº 61/2013. Disponível em: . Acesso em: 14 mai. 2014. VEIGA NETO, Alfredo. Currículo, disciplina e interdisciplinaridade. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 17, nº 2, 1996, p. 128-137, jan. 1996. WIGGERS, Ingrid Dittrich et al. Um “raio-x” da produção do conhecimento sobre Educação Física Escolar: Análise de periódicos de 2006 a 2012. Movimento, Porto Alegre, v. 21, n. 3, p. 831-845, jul./set., 2015. ZEICHNER, Ken. Repensando as conexões entre a formação na universidade e as experiências de campo na formação de professores em faculdades e universidade. Educação, Santa Maria, v. 35, n. 3, p. 479-504, maio/ago. 2010.