Produção de Conhecimento Sobre Educação Física Escolar: Uma Revisão Integrativa
Por Ieda Parra Barbosa-Rinaldi (Autor), Caroline Costa Ruivo (Autor), Juliana Pizani (Autor).
Em XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Esta pesquisa, caracterizada como revisão integrativa, objetivou analisar a produção de conhecimento sobre Educação Física (EF) escolar, com vistas à caracterização das pesquisas, bem como mapeamento das proposições. Para a coleta de dados, primeiramente construímos um banco de dados com todas as teses e dissertações disponibilizadas online nos PPG em EF no Brasil, totalizando 3100 trabalhos. A partir da leitura dos títulos selecionamos as pesquisas que abordam a temática da EF escolar (232 teses e dissertações). Os dados foram tratados por meio de análise de conteúdo, a fim de categorizar os resultados com maior frequência (temas, tipos de pesquisa e proposições). Vale destacar que, a escolha por investigar os PPGs da área da EF justifica-se por buscarmos compreender o que vem sendo produzido internamente na área. Os resultados indicam que apenas 7,5% da amostra total tratam da EF escolar. Identificamos predomínio de pesquisas do tipo diagnóstico/descritivos, bem como de temas sobre cultura corporal e prática pedagógica. Referente aos temas, indicamos a necessidade de desenvolvimento de pesquisas que foquem temáticas que apresentaram menor frequência, como atividade física e saúde, violência, política/gestão educacional, mídia, produção de conhecimento, motivação, formação inicial/continuada, entre outras. Dentre as pesquisas analisas, apenas 7,8% são propositivas, caracterizando a produção científica no contexto da EF escolar, de forma geral, como não-propositiva. Indicamos ser necessário considerar as proposições como alternativas para subsidiar o trato do conhecimento na EF escolar. A carência de propostas interventivas retrata uma lacuna que requer reflexões, apontando para a importância de reavaliarmos constantemente o que se produz.