Resumo

Mesmo sendo um dos conteúdos obrigatórios, previsto para ser ensinado em aulas de Educação Física das escolas do Estado de São Paulo, o atletismo ainda é deixado de por diversos motivos entre eles, a falta de material, desinteresse de alunos e professores, falta de conhecimento do professor para abortar essa temática entre outros motivos apontados na literatura. Visando contribuir para esse processo, essa pesquisa procurou produzir um material didático capaz de auxiliar o professor a superar esses problemas, tais como: falta de espaço e interesse dos alunos, tornando seu ensino mais dinâmico, com base em uma linguagem interativa e visual, cada vez mais frequente no dia a dia dos alunos em função da inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação no âmbito escolar. Devido ao extenso leque de provas do atletismo, o material didático foi proposto para o ensino de provas de corridas de fundo, tais como: 5000 metros, 10.000 metros e maratona. Para tanto, essa pesquisa foi desenvolvida em 3 etapas: 1º etapa - revisão bibliográfica sobre o tema; 2º etapa - localização dos vídeos no YOUTUBE referentes às provas das corridas de fundo para a organização do material didático; 3º etapa - análise dos conteúdos da internet relacionados às corridas de fundo e organização de um banco de dados, contendo algumas atividades para serem desenvolvidas pelo professor em suas aulas de Educação Física. Ao utilizar o material didático produzido com base nesta pesquisa, o professor terá acesso a vídeos pré-selecionados dentro do universo do YOUTUBE, informações sobre as provas em questão e à atividades e links para um maior aprofundamento no tema. Assim, poderá, em sala de aula, exemplificar e ilustrar as técnicas utilizadas pelos atletas; mostrar o implemento; relatar curiosidades sobre os atletas, fatos históricos e regras, entre outros pontos importantes para o ensino dessas provas. Ao final desta pesquisa, nos certificamos da importância e eficácia da utilização das TIC, em especial, da internet, em aulas de Educação Física, sobretudo, por constatarmos que há uma grande quantidade de vídeos do YOUTUBE sobre o assunto e que foram capazes de contribuir para a produção do material didático produzido, visando orientar o trabalho do professor de Educação Física. Ressaltamos, então, a importância de trabalhos como esse que visam, além da pesquisa em si, fornecer subsídios aos professores de Educação Física, motivando-os e orientando-os a utilizarem as TIC no ensino de diferentes conteúdos, no caso desse trabalho, das provas de corrida de fundo do atletismo.

Acessar