Produção de Material Didático Voltado Ao Ensino das Provas de Corridas de Fundo do Atletismo
Por G. K. Passini (Autor), Sara Quenzer Matthiesen (Autor).
Resumo
Mesmo sendo um dos conteúdos obrigatórios, previsto para ser ensinado em aulas de Educação Física das escolas do Estado de São Paulo, o atletismo ainda é deixado de por diversos motivos entre eles, a falta de material, desinteresse de alunos e professores, falta de conhecimento do professor para abortar essa temática entre outros motivos apontados na literatura. Visando contribuir para esse processo, essa pesquisa procurou produzir um material didático capaz de auxiliar o professor a superar esses problemas, tais como: falta de espaço e interesse dos alunos, tornando seu ensino mais dinâmico, com base em uma linguagem interativa e visual, cada vez mais frequente no dia a dia dos alunos em função da inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação no âmbito escolar. Devido ao extenso leque de provas do atletismo, o material didático foi proposto para o ensino de provas de corridas de fundo, tais como: 5000 metros, 10.000 metros e maratona. Para tanto, essa pesquisa foi desenvolvida em 3 etapas: 1º etapa - revisão bibliográfica sobre o tema; 2º etapa - localização dos vídeos no YOUTUBE referentes às provas das corridas de fundo para a organização do material didático; 3º etapa - análise dos conteúdos da internet relacionados às corridas de fundo e organização de um banco de dados, contendo algumas atividades para serem desenvolvidas pelo professor em suas aulas de Educação Física. Ao utilizar o material didático produzido com base nesta pesquisa, o professor terá acesso a vídeos pré-selecionados dentro do universo do YOUTUBE, informações sobre as provas em questão e à atividades e links para um maior aprofundamento no tema. Assim, poderá, em sala de aula, exemplificar e ilustrar as técnicas utilizadas pelos atletas; mostrar o implemento; relatar curiosidades sobre os atletas, fatos históricos e regras, entre outros pontos importantes para o ensino dessas provas. Ao final desta pesquisa, nos certificamos da importância e eficácia da utilização das TIC, em especial, da internet, em aulas de Educação Física, sobretudo, por constatarmos que há uma grande quantidade de vídeos do YOUTUBE sobre o assunto e que foram capazes de contribuir para a produção do material didático produzido, visando orientar o trabalho do professor de Educação Física. Ressaltamos, então, a importância de trabalhos como esse que visam, além da pesquisa em si, fornecer subsídios aos professores de Educação Física, motivando-os e orientando-os a utilizarem as TIC no ensino de diferentes conteúdos, no caso desse trabalho, das provas de corrida de fundo do atletismo.