Resumo
A ascensão de alguns esportes tem sido caracterizada pela constante influência de estruturas engajadas ao meio esportivo. Como por exemplo, os meios de comunicação, as revistas, jornais, televisão, entre outros. Nessa perspectiva a mídia televisiva representa ser o veículo informativo de grande apreciação do público, considerando que a imagem, o som e todo o aparato tecnológico contribuem para este contexto. A articulação entre o esporte e a televisão se faz presente e demonstra ser de interesse tanto para o meio esportivo quanto para o meio televisivo. Sendo assim, este estudo tem como objetivo explicitar o processo de produção da notícia e a construção do campo telejornalistíco esportivo a partir da prática de seus agentes. Os programas esportivos caracterizam o espaço no qual o maior número de informações relacionadas às diferentes modalidades são apresentadas. A grande receptividade pública por tais programas faz analisar como se apresentam a formatação e produção de um programa esportivo televisivo específico: o Globo Esporte (Paraná/regional), o qual é transmitido para toda região paranaense. O acompanhamento aconteceu pelo período de trinta dias, onde foram observados o cotidiano dos agentes e a forma de produção da mensagem. Como técnica de pesquisa foram utilizados a revisão de literatura, as entrevistas semi-estruturadas e questionários destinados aos jornalistas esportivos. Como referencial de análise foi utilizada a Teoria dos Campos de Pierre Bourdieu, assim como algumas categorias de interpretação da realidade conceituadas pelo autor, como: habitus, oferta, e demanda. Entretanto, devese enfatizar que apesar do referencial teórico contemplar os objetivos do presente estudo, entende-se que este é um estudo de uma instituição específica, que pode servir para o entendimento das relações, mas que por sua vez não pode ser generalizado em todas as situações. Através desta análise foi possível visualizar o esboço de um possível campo, o do telejornalismo esportivo, que mantem uma estrutura própria com agentes, história e organização particulares a este meio. Neste contexto foi observado que a instituição analisada contribuiu efetivamente para organização e estruturação deste espaço no Paraná, não somente por ser uma das pioneiras no processo de comunicação televisiva esportiva, mas também pelo fato da mesma manter recursos tecnológicos e também interesse em investir na notícia esportiva. Contudo, este é um espaço que vem se estruturando, e devido a esta característica os agentes demonstram certa limitação no entendimento do meio esportivo, visto que o principal referencial para os profissionais é o futebol. De acordo com esta perspectiva o processo de estruturação deste campo vem se delineando através dos posicionamentos e interesses destes mesmos agentes, que ao manterem determinadas referencias, determinam suas ações e disposições neste meio.