Resumo

O estudo tem como objetivo geral: Identificar as dissertações e teses sobre dança e educação física produzidas nos programas de pós-graduação do Brasil, de forma a analisar seus principais campos de estudo, bem como consolidar um catálogo de acesso público aos pesquisadores da dança e educação física. Trata-se de uma pesquisa do tipo documental, de abordagem quali-quantitativa. As principais fases da pesquisa foram: levantamento dos programas de pós-graduação que tomam a dança como possibilidade de pesquisa, em suas diferentes possibilidades de áreas; levantamento das produções disponíveis no banco de dados da CAPES; obtenção dos textos das pesquisas (digitalizadas) elaborando um banco de resumo de pesquisas e de arquivos com os textos completos; análise das produções, de acordo com as possibilidades de acesso; organização do catálogo de dissertações e teses sobre dança e educação física. Foram identificadas e catalogadas 83 produções, em uma planilha excel, tomando como referencia os seguintes dados: autoria, instituição, área de pós-graduação, título, nível, área/linha de pesquisa, ano, orientador, resumo, palavras chave. Estes dados foram analisados no nível quantitativo e qualitativo, de forma a entendermos quanto, quando, onde e com que temas estão sendo produzidas as pesquisas em dança e educação física no Brasil. Os dados indicam que a produção sobre dança e educação física analisada tem maior incidência nos programas de educação física e tratando de temáticas referentes ao trato com o conhecimento dança nos espaços educativos e de formação, o que demonstra que a área vem buscando novas possibilidades de qualificar sua atuação no trato com este conhecimento.

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