Resumo

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2017) coloca a disciplina de Educação Física inserida como componente curricular na área de linguagens, códigos e suas tecnologias. Diante disso, a BNCC apresenta as seis unidades temáticas que os professores de Educação Física devem utilizar como conteúdos obrigatórios ao longo da Educação Básica: jogos e brincadeiras, esportes, ginásticas, danças, lutas e práticas corporais de aventura. Nesse sentido, essa pesquisa teve como objetivo verificar se os professores das escolas públicas e privadas do município de São Marcos/RS enfrentam dificuldades na aplicação das seis unidades temáticas propostas pela BNCC. A amostra foi composta por 15 professores de Educação Física. Para o levantamento de dados foi utilizado um questionário auto-aplicável com todos sujeitos da pesquisa para avaliar os dados sociodemográficos, as questões relacionadas aos conteúdos da BNCC e outras questões sobre dificuldades nas aulas. Os resultados apontaram que os professores enfrentam dificuldades nas unidades temáticas de lutas, práticas corporais de aventura e dança. Também foram encontradas outras dificuldades, bem como o descontentamento com a remuneração de professor, falta de motivação e indisciplina dos alunos, limitações na formação de professor, falta de materiais e de espaço físico adequado. A Educação Física é componente curricular que desempenha papel importante na educação, pois além de auxiliar no desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo, é responsável por proporcionar momentos de interação, socialização e prazer aos alunos. É necessário que os professores busquem auxílio para que as dificuldades sejam sanadas, assim, os estudantes possam receber aulas de qualidade em cada temática obrigatória.

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