Resumo

Pensando na construção discursiva dos sujeitos e sua relação com autoconhecimento, prazeres e descobertas, proponho-me a questionar: que processos de subjetivação, relações de gêneros e sexualidade estão presentes nas aulas de Educação Física, mantendo um diálogo entre a formação docente e a prática nas escolas através da disciplina de Estágio Supervisionado da Licenciatura. Trago a inspiração em Michel Foucault como ferramenta para questionar e discutir os saberes me aproximando da perspectiva pós-estruturalista em que os discursos são entendidos como construção histórica e social. Meu interesse são os saberes a respeito das condições de se formar professor em um processo de estágio em que a construção de sujeito está implicada nas aprendizagens experimentadas na trajetória social e histórica. Problematizo questões de gênero e sexualidade para a formação do professor de Educação Física e ações nas escolas. Aponto elementos para pensar o saber docente pluralizado, discutindo o desenvolvimento do professor, tanto pessoal quanto profissional. Para coleta de dados da pesquisa foram feitas observações, relatórios e diários de campo como focos de investigação tanto nas aulas da disciplina de Estágio quanto nas práticas das escolas, preocupando com aquilo que se constrói nos discursos da escola e nos bancos da universidade para as questões de gênero e sexualidade. Neste sentido, um ponto que se destacou foi o investimento nas problematizações e interrogações no processo de formação, o que tirou os estagiários dos lugares conhecidos em que a formação no Estágio está associada às certezas. A pesquisa pretende contribuir para o caminho reflexivo da educação de forma a ampliar os sentidos de subjetivações, gênero e sexualidade na formação docente e suas relações com as escolas

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