Professores de educação física escolar do estado de Santa Catarina: perfil e formação profissional em foco

Por Allana Alencar (Autor), Franciane Maria Araldi (Autor), Jaqueline da Silva (Autor), Thaís Rodrigues de Almeida (Autor).

Parte de Boas práticas na educação física Catarinense 2023 . páginas 26 - 43

Resumo

escola. Pode-se citar, a cargo de exemplo: as diferenças regionais, a jornada de trabalho e diferentes campos de atuação, as políticas públicas e as atuais reformulações curriculares no campo específico da Educação Física escolar. Atrelados aos cenários desafiadores, temos, no campo de atuação da Educação Física escolar, diferentes perfis de profissionais com formações e docência em áreas, períodos e locais distintos, os quais trazemos neste trabalho como foco de análise específica, em termos de semelhanças, singularidades e marcadores gerais. Nesse sentido, a Comissão de Educação Física escolar, do Conselho Regional de Educação Física (CREF3/SC), ao longo de diferentes gestões, busca pautas, propostas e ações que venham ao encontro das reais necessidades de seus profissionais afiliados. Estabelecer o diagnóstico dos diferentes perfis dos profissionais atuantes da Educação Física escolar do estado foi considerado um importante marco inicial tomado como base para a proposição de ações futuras. Dessa forma, o objetivo do presente estudo é analisar o perfil e a formação dos professores de Educação Física escolar de Santa Catarina. Para tanto, configuramos este texto pontuando a organização metodológica utilizada formada por questionários autoaplicáveis, a análise discussão dos resultados identificados e a importância da continuidade de estudos e produção de referenciais para pautar os próximos passos e avanços no campo político e de gestão da área.