Professores inesquecíveis: o impacto humano dos professores na formação de atletas
Por Andreza Rodrigues Marreiros de Souza (Autor), Maria Alice Zimmermann (Autor).
Resumo
Entre o suor dos treinos e o brilho das conquistas, há uma presença que nunca se apaga: o professor. Nas narrativas dos atletas olímpicos brasileiros, emerge o retrato de mestres que vão além da técnica, guiando com cuidado, atenção e determinação o coração de cada aluno. Eles enxergam potencial onde o próprio atleta ainda não vislumbrou, fortalecendo laços de confiança, apoio e inspiração. Eles não são apenas instrutores, mas agentes ativos na promoção de trajetórias de vida mais significativas; são faróis que iluminam caminhos, nutrindo não só o corpo, mas também o espírito. No palco de muitas memórias vividas, esses professores revelam que o esporte não é apenas dedicação com treinamento físico, mas uma jornada humana onde cada salto, cada corrida, cada vitória é resultado de uma educação que transcende. Com suas lições, eles contribuem para a formação integral dos atletas, sim, mas, acima de tudo, constroem seres humanos resilientes, completos, prontos para enfrentar não só os desafios de uma carreira atlética, mas os desafios da vida.
REFERÊNCIAS
Rubio K. A experiência da pesquisa "Memórias olímpicas por atletas olímpicos brasileiros”. Acervo. 2014;27(2):93–105.
Leite SAS, Tagliaferro AR. A afetividade em sala de aula: um professor inesquecível. Psicol Esc e Educ. 2005;9(2):247–60.
Leite SAS. Afetividade nas práticas pedagógicas. Temas em Psicol. 2012;20(2):355–68.
Benedito JO. Esporte - discurso e substância. Porto: Campo das Letras; 2004.
Zimmermann MA. O professor inesquecível nas narrativas de atletas olímpicos brasileiros [tese]. São Paulo: Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo; 2019.
Zimmermann MA, Rubio K. A lembrança do professor de Educação Física. In: Narrativas Biográficas - Da busca à construção de um método. São Paulo: Kepos; 2016.
Leite SAS. Afetividade nas práticas pedagógicas. Temas em Psicol. 2012;20(2):355–68.
Leite SAS, Molina AS. Cultura e práticas pedagógicas: a qualidade da mediação e a questão do erro em sala de aula. In: Cultura, cognição e afetividade: a sociedade em movimento. São Paulo: Casa do Psicólogo; 2002.
Machado NJ. Objetividade e subjetividade na construção do conhecimento. In: Afetividade na Escola. São Paulo: Summus; 2003.
Machado NJ. Epistemologia e didática: as concepções de conhecimentos e inteligência e a prática docente. In: Epistemologia e didática: As concepções de conhecimentos e inteligência e a prática docente. São Paulo: Cortez; 2005.
Leia SAS. Práticas docentes e formativas na profissão: tensões e caminhos compartilhados na universidade. XVI ENDIPE - Fundada Nac Didatica e Prásticas Ensino. Campinas. 2012;681–92.
Leite SAS. Afetividade: as marcas do professor inesquecível. Campinas: Mercado das Letras; 2018.
Wallon H. Do ato ao pensamento - Ensaio de psicologia comparada. Rio de Janeiro: Vozes; 2008.
Gusdorf G. Professores para quê? Para uma pedagogia da pedagogia. São Paulo: Martins Fontes; 2003.