Professores Que Atuam com Educação Inclusiva na Visão de Duas Pesquisas
Por José Antônio Casais Casais (Autor), André Malina (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
No Brasil existem dados e mapeamento com o número de portadores de necessidades educativas especiais (NEE) disponibilizados pelo INEP (2019) no Resultado do Censo da Educação Básica de 2018. Porém, não há dados para cada especificidade de necessidades educativas especiais, a não ser quando estas pessoas estão matriculadas na escola. O que temos são estudos por estimativas em número de casos, por exemplo, de autismo no Brasil. Conforme a perspectiva da Educação Inclusiva, a Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) é determinada como um dos ambientes de trabalho exclusivos do professor de educação especial, e o profissional que atua no AEE, segundo a resolução do CNE/CEB nº4/2009, deve ter formação inicial para habilitá-lo ao exercício da docência, como uma graduação em qualquer licenciatura (Educação Física, por exemplo) e formação específica, no caso uma especialização para atuar na Educação Especial.