Resumo

O Brutus Futsal tem seu início no fim da década de 1990 em Limeira, município do interior de São Paulo, e tem como foco a prática do futsal masculino. Nas últimas duas décadas, a equipe ganhou destaque regional e venceu diversos campeonatos em Limeira e na região de Campinas, se tornando a Associação Brutus de Futsal Limeirense em 2020, como pontapé inicial para o desenvolvimento de uma equipe profissional de futsal na cidade. A Teoria Institucional (Meyer & Rowan, 1977) acerca da estrutura e funcionamento das organizações ajuda a entender cenários que induzem na profissionalização da gestão no esporte, permitindo a melhor análise dos componentes envolvidos e de modelos de sucesso (ou insucesso). Além disso, o esporte tem conhecida influência nas características sociais diversas, seja na manutenção, na acentuação ou na promoção de transformações em questões socioeconômicas, de gênero, culturais, entre outras. Dessa forma, boas práticas de gestão do esporte baseadas no cenário da associação e para a profissionalização das atividades se tornam fundamentais para que o fenômeno “esporte” possa ser expresso em sua totalidade, com seu caráter formador do indivíduo e de transformação social na comunidade em que está inserido. A origem e a estrutura dos clubes brasileiros explicam algumas das principais características que se apresentam como limitadoras para que eles exerçam, de fato, uma administração eficiente e profissional, como a gestão voluntária ou a disputa pelo poder em instituições altamente politizadas (Mattar, 2014). Essas características administrativas limitadoras juntamente à Teoría Institucional de Meyer e Rowan (1977) ajudam a elucidar os impasses pré-existentes e a entender melhor a importância de um planejamento estratégico para a gestão do esporte no Brutus Futsal. Objetivos: Relatar a implementação de boas práticas de gestão do esporte e compartilhar sua interferência no sucesso esportivo do Brutus Futsal e na comunidade local. Descrição da Implementação: A partir da contratação do primeiro funcionário administrativo da Associação em 2022, com formação em Ciências do Esporte, o objetivo inicial foi oportunizar experiências no esporte de participação e promover a profissionalização de departamentos chaves. As primeiras ações tiveram como função central delimitar a função de cada membro diretivo voluntário, para que deixassem de ser “o cargo” e passassem a se tornar atuantes. As principais áreas de financeiro, logística, recursos humanos, operacional, comunicação e marketing foram divididas entre gestor e membro administrativo, oportunizando a análise dos anos anteriores, dos entraves e problemas da organização que embasaram as ações resolutivas. A partir da organização inicial de funções, ferramentas foram aplicadas para entender o cenário, sendo elas: definição de um organograma, Análise SWOT, Plano de Negócios, Planejamento Estratégico, assim como a definição de objetivos e metas. Foi possível identificar problemas de transparência financeira, sem histórico de recebimentos ou débitos nem listagem de custos fixos e variáveis, as ações realizadas pela associação não eram divulgadas à comunidade, sem conhecimento das atuações fora do âmbito esportivo, além da comunicação entre membros diretivos, equipe profissional e atletas ter se mostrado deficitária.Dificuldades foram encontradas em cobranças financeiras, detalhamentos de custos, divulgação de ações e jogos, comunicação com atletas e funcionários, bem como poucas ações voltadas à comunidade. A necessidade da criação de um planejamento estratégico foi identificada como prioridade para o esclarecimento do cenário no qual a associação estava e quais os principais objetivos a serem alcançados.