Programa de Formação Esportiva na Escola/atleta na Escola ou Quando a Ambição Olímpica Constrange a Política Esportiva Educacional
Por Edriane Lima do Nascimento (Autor), Nadson Santana Reis (Autor), Samir Almeida Santos (Autor), Fernando Alves Mascaremhas (Autor).
Em XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VI Conice - CONBRACE
Resumo
A presença do esporte na escola, mediada pela Educação Física, não é novidade. Oliveira (2009) destaca que o avanço do esporte sobre a Educação Física, no Brasil, se dá por volta dos anos de 1940. De forma institucional, essa relação ganha impulso na ditadura Militar –quando o „esporte estudantil‟ passou a ser reconhecido como uma forma de organização do desporto (MANHÃES, 2002).Para Bracht (2005) esse movimento tem relação como advento de umapedagogia, que se pretendia moderna,vinculada àperspectiva nacionalista atrelada à problemática do lazer e do trabalho.O qual trouxeatona dois conceitos centrais para o seu desenvolvimento: racionalização e orientação para o rendimento.No âmbito da Constituição de 1988 –seguindo a tendência internacional –o esporte alçou a condição de direito, e também a prioridade de recursos públicos voltados à dimensão educacional. Concepções incorporadas e avalizadaspela legislaçãoinfraconstitucional(Lei Zico, Lei Pelé, e Decreto 7.984/ 2013)5.