Programa de Iniciação Científica na Educação Básica e Educação Física: relato de experiência
Por Liege Coutinho Goulart Dornellas (Autor), Maria Elisa Caputo Ferreira (Autor).
Em XX Congresso de Ciências do Desporto e de Educação Física dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
O presente trabalho teve como fio condutor o componente curricular da Educação Física na educação básica da rede estadual e o lazer, em uma escola de periferia numa cidade do interior de Minas Gerais. Trata-se de relato de experiência a partir do Programa de Iniciação Científica na Educação Básica, de acordo com a Resolução da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais Nº 4.725, de 03 de maio de 2022. Após a concorrência de um edital, o Projeto intitulado “Lazer no Morro do Carapina: para além da escola” foi contemplado para integrar ao núcleo de pesquisa da Secretaria de Educação. A pesquisa durou 19 meses e foi composta por estudantes/pesquisadores, um coorientador e uma professora orientadora pertencentes à Escola Estadual Carlos Luz. Objetivou-se investigar quais as possibilidades de lazer existentes no “Morro do Carapina” e as possibilidades de espaços/equipamentos para vivência do lazer para além da escola. A revisão de literatura realizada aponta para a importância de escolas como equipamentos de lazer nas periferias das cidades, o que foi corroborado pelo presente estudo, uma vez que o bairro possui forte aclive urbanístico. Como caminho metodológico foram realizadas pesquisas bibliográficas, análise documental e uma pesquisa de opinião, além de visitas de campo à Câmara Municipal de Vereadores, Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Biblioteca Municipal da cidade, equipamentos de lazer locais e caminhadas pelo bairro. Durante a pesquisa de opinião foram entrevistados 84 discentes da educação básica regularmente matriculados na escola. O grupo de estudantes/pesquisadores vinculados à pesquisa se reuniam uma vez por semana presencialmente nas dependências da escola, por vezes, as reuniões eram realizadas por vídeo conferência. Inicialmente a pesquisa contou com 12 alunos/pesquisadores, entretanto, apenas cinco desses concluíram a pesquisa. A investigação apontou como principais resultados que os estudantes da escola compreendem lazer como sinônimo de diversão e que estes vão para a escola para se reunir com os amigos. Além disso, os respondentes da pesquisa de opinião quando questionados quais interesses culturais eles mais se dedicavam, eles deram ênfase ao interesse cultural físico esportivo. Associado a isso, os estudantes da escola apontaram que preferem ficar na quadra da escola quando estão disponíveis. Como aspectos positivos do Programa é possível apontar além da aproximação dos alunos com os temas de lazer, esporte, política pública na/da escola, utilização das tecnologias educacionais como podcast e o empréstimo de computadores aos estudantes/pesquisadores durante a maior parte da pesquisa. Deve-se registrar também que o professor orientador do Programa na escola possuía remuneração extra e orientação à distância quinzenal realizada pelo órgão central. Conclui-se que a iniciação científica na educação básica pública é uma oportunidade para fomentar a construção do conhecimento, além de envolver os estudantes da educação básica em temas importantes e que afetam o cotidiano da comunidade