Resumo

A inserção das Práticas Corporais de Aventura na Natureza (PCAN’s) no espaço escolar é atualmente foco de vários estudos, os quais em sua maioria visam ressaltar suas várias possibilidades pedagógicas, sendo tais práticas promissoras no espaço educacional. Tal apropriação enquanto forma pedagógica pode assumir um caráter inter e transdisciplinar, que contribui na construção do conhecimento mais amplo e assimilável, criando laços mais estreitos entre o ser humano e natureza. Essas práticas possuem um importante papel na Educação Física Escolar, pois desenvolve dentro da disciplina, a participação ativa dos alunos nas atividades, atua colaborando com o fim das limitações e o desenvolvimento dos alunos; como: superação de barreiras, medos, adrenalina, desenvolvimento da motricidade, interação entre os alunos, conscientização a preservação do meio ambiente, entre outros. Embora possua todas essas possibilidades e várias formas de abordagem, observamos que as PCAN’s, são pouco desenvolvidas nas aulas escolares de Educação Física. Podendo ser vários os fatores que dificultam essa apropriação, como por exemplo, falta de conhecimento do professor sobre esse conteúdo, falta de equipamentos específicos para a prática, a questão do risco implícita a elas, dentre outros.

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