Resumo

O presente trabalho apresenta o relato de experiência do subprojeto de Educação Física do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na Escola Estadual Professor Moreira e Silva, em Maceió-AL. Tal programa tem entre seus objetivos oferecer experiências pedagógicas aos futuros professores dos cursos de licenciatura para incentivá-los na escolha da carreira docente, além de contribuir na melhoria da qualidade de ensino dessas escolas. Utilizamos para o subprojeto a pesquisa-ação. O presente relato de experiência desdobra-se em duas partes: numa breve descrição das atividades desenvolvidas pelos bolsistas de iniciação à docência e na exposição da pesquisa diagnóstica realizada com os discentes da referida escola. Participaram da pesquisa 2 representantes de cada turma, um total de 63 participantes. Para coleta de dados, utilizou-se uma questão norteadora para verificar a expectativa dos alunos sobre o subprojeto. Para análise dos dados foi utilizada a análise de conteúdo do tipo temática. Com a pesquisa conseguimos conhecer melhor a realidade da Educação Física na escola e, a partir disso, planejar as intervenções. Tivemos a oportunidade de exercitar a docência a partir da cooperação com os alunos, eles vivenciaram e obtiveram conhecimentos da disciplina antes não vistos.

Acessar