Programa Residência Pedagógica: Experiências Formativas
Por Gyna de ávila Fernandes (Autor), Caroline Gomes de Oliveira (Autor), Natália de Oliveira Silva (Autor), Karina Priscila Figueiredo dos Santos (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
A Residência Pedagógica2 é um programa que foi apresentado pela Pró-reitoria de graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 2018, sendo constituído por seis subprojetos: Matemática, Física, Geografia, História, Educação Física (EF) e Licenciatura em Educação do Campo. Na EF foi realizado um convite pelo professor coordenador do subprojeto da EF, Dr. Admir Soares de Almeida Junior (UFMG) aos professores atuantes em escolas públicas municipais da região metropolitana de Belo Horizonte. Tendo em vista a experiência que, segundo Bondía (2002, p. 21), “é o que nos passa, o que nos acontece, o que nos toca”, os professores escolhidos são àqueles que constroem uma ação crítica-reflexiva sobre a sua atuação pedagógica. Foram selecionados três professores e três escolas para a residência da EF, mas neste relato, vamos nos ater a nossa experiência enquanto residentes da Escola Municipal Oswaldo França Júnior, e preceptora, professora Gyna de Ávila Fernandes.