Resumo
Este estudo se propõe a identificar as condições institucionais de construção de saberes no âmbito da Iniciação Científica, as configurações do campo da pesquisa no Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Paraná, assim como situar as tendências temáticas dos projetos de pesquisa relacionados ao corpo docente e discente do curso. Para tanto, foi realizada uma análise documental diante dos resumos publicados por estudantes do Departamento de Educação Física da UFPR nos Anais dos Eventos de Iniciação Científica da mesma Universidade (o EVINCI). A investigação, que se apóia nos conceitos da arque-genealogia de Michel Foucault, se desenvolveu a partir dos resumos publicados nos Anais de 1993 a 2006, de resoluções normativas ⎯ referentes à política institucional de pesquisa na UFPR e CNPq ⎯ e, de informações retiradas das páginas eletrônicas da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPR e CNPq. Embora os projetos financiados tenham sido majoritariamente ligados à produção de pesquisas do Laboratório CECOM (Centro de Estudos do Comportamento Motor), a Educação Física adquire contornos plurais no evento. A partir da leitura dos resumos foi possível identificar quais temáticas entram em pauta nos projetos de pesquisa e quais estratégias metodológicas sustentam os resultados expressos nos trabalhos financiados. As produções de pesquisa institucionais desenvolvidas no DEF podem ser vistas através de uma rede de saberes gerada e controlada por resoluções e formulários eletrônicos criados pelo CNPq.