Projeto Aprendendo a Conviver Uma Experiência nas Aulas de Educação Física Escolar
Por Nyna Taylor Gomes Escudero (Autor), Marcos Garcia Neira (Autor).
Resumo
A escola ao mesmo tempo em que destaca a diferença reforça a homogeneização e é convivendo com essa ambigüidade que os seus protagonistas vão tentando estabelecer suas relações. Por trás de um discurso democrático está uma forte tendência a perpetuar as desigualdades, que hoje não se restringem às classes sociais. As questões étnico-raciais, de gênero também revelam essas desigualdades. A Educação Física Escolar muito tem contribuído para essa perpetuação, já que ainda hoje está vinculada à competição, a valorização de gestos mecânicos, técnicos das modalidades esportivas, pautada, portanto, pela lógica da exclusão, não dando espaço para a criatividade, a autonomia, a descoberta, Se queremos uma escola libertadora, democrática, é absolutamente necessário que os alunos assumam o papel de sujeitos no seu processo de aprendizagem. É nessa idéia de escola democrática que procuro fundamentar a minha prática.