Projeto de Atletismo Universitário: o Lazer, a Saúde e o Rendimento

Por Marcos Paulo Huber (Autor), Ana Cristina da Silva Mendes Huber (Autor), Diogo Gabriel Novasco (Autor), Rosane Cardoso Machado (Autor).

Parte de Boas Práticas na Educação Física Catarinense 2016 . páginas 128 - 136

Resumo

A modalidade de atletismo é um dos esportes mais antigos do mundo, sendo praticado desde os Jogos Olímpicos da antiga Grécia. Apesar disso, é pouco difundido e praticado em nosso país, conforme afirmam Meurer, Schaefer e Miotti (2008); Justino e Rodrigues (2007) e Silva (2005). Para Leite (2010), o atletismo, infelizmente, ainda fica quase esquecido em muitas oportunidades, principalmente nas aulas de Educação Física. Se para crianças não existe esse estímulo, imagine para jovens e adultos? Boa parte da culpa para essa situação recai na supervalorização estabelecida pela mídia esportiva e imprensa aos esportes coletivos, principalmente futebol e voleibol, por exemplo, fazendo com que o interesse por esses esportes de grupos por parte de crianças, adolescentes e adultos seja, consequentemente, maior (DARIDO, 2005). A maioria dos professores justifica a sua não utilização ainda nas fases escolares devido à falta de locais e materiais adequados. Contudo, essa mesma parcela de profissionais provavelmente entende o atletismo apenas com as características de um esporte oficial, não passível de adaptações. Diante disso, é importante oferecer na formação profissional todas as possibilidades pedagógicas da modalidade (SILVA, 2015).