Projeto de Extensão de Iniciação Ao Tênis Para Idosos: Ações de Implantação a Partir de Relatos de Bolsistas e Participantes
Por Luciano Juchem (Autor).
Em III Congresso Internacional de Pedagogia de Esporte - CONIPE
Resumo
Introdução: O curso de Educação Física da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), localizado na cidade de Petrolina-PE, oferece em sua grade curricular a disciplina de Esportes de Raquete (ER). Por conseguinte, os acadêmicos também podem qualificar seus conhecimentos teóricos e práticos sobre o tênis participando de um projeto de extensão. Objetivo: Descrever as ações de implantação do projeto “Iniciação ao tênis” a partir de relatos bolsistas e participantes. Desenvolvimento: O projeto transcorreu entre os anos de 2015 e 2018, com a participação de 18 idosos (62 a 67 anos). As aulas ocorreriam duas vezes por semana (60 min/seção) sob a responsabilidade de quatro estudantes (bolsistas), orientados por um professor universitário. Conforme relato dos bolsistas, entre as dificuldades encontradas, destacou-se a captação dos idosos, uma vez que o tênis não é difundido na região. Assim, tendencialmente idosos buscam atividades conhecidas, como o Pilates e a hidroginástica. Todavia, idosos que participaram das aulas narraram que a prática semanal contribuiu para manutenção e/ou melhora de sua saúde física (redução de dores articulares) e, consequente aumento da qualidade de vida. Outro ponto destacado foi o aprendizado de uma nova modalidade esportiva, além de que para alguns, assistir jogos de tênis na televisão se tornou um lazer. Em relação aos acadêmicos, esses relataram que a participação no projeto possibilitou a vivência prática de conteúdos trabalhados tanto na disciplina de ER, como de Pedagogia do Esporte. Ademais, as vivências obtidas no projeto qualificaram sua capacitação, ampliando seus conhecimentos para o exercício futuro da profissão. Sugestões: Uma possível estratégia para aumentar a aderência de idosos em projetos de extensão com foco no tênis consiste em oferecer paralelamente aulas para seus familiares (filhos, netos). Outra estratégia útil para popularizar o tênis entre acadêmicos e idosos incide na criação de eventos abertos à comunidade.