Projeto de Iniciação Ao Handebol Escolar: Um Relato da Oficina na Rede Escolar Pós Covid-19
Por Leonardo Fagundes dos Santos (Autor), Pietra Cazeiro Corrêa (Autor), Tamires Jung da Silva (Autor), Lauren Freitas da Silva (Autor), Ana Valéria Lima Reis (Autor).
Em III Congresso Internacional de Pedagogia de Esporte - CONIPE
Resumo
Introdução: O handebol é uma modalidade esportiva coletiva que teve sua origem associada às atividades esportivas praticadas em aulas de Educação Física e que se caracteriza por ser um jogo de fácil aprendizagem, pois apresenta movimentos natos dos seres humanos, como: correr, saltar e arremessar, dinamizando o aprendizado por considerar as habilidades naturais de toda criança (NUNES, 2013). A partir dos aspectos aqui enfatizados foi implementado o Projeto de Iniciação ao Handebol Escolar na UFPel, que tem como objetivo geral disseminar, potencializar e qualificar a prática da iniciação ao Handebol na comunidade escolar de Pelotas, assim como busca tornar vivo e potente os princípios da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão na vida acadêmica de todos os graduandos envolvidos. Objetivo: Relatar especificamente a ação das Oficinas de Iniciação ao Handebol, trabalho esse desenvolvido visando disseminar a prática do Handebol nas instituições escolares de Pelotas, assim como identificar crianças e jovens com potencial para a prática do referido desporto nas escolas envolvidas. Desenvolvimento: Após um longo período sem atividades, por conta da pandemia COVID-19, no dia 24 de maio de 2022 retornamos às nossas oficinas em uma escola estadual da cidade de Pelotas/RS onde contamos com a participação de 23 alunos, compreendendo turma de 5º ano. A oficina ministrada foi previamente organizada através de um plano de aula elaborado pelos graduandos envolvidos no projeto "Passada pro Futuro" e revisado pela professora coordenadora. Sugestões: Ao retornar às nossas atividades podemos ver o quão importante é a prática de atividades que desenvolvem os aspectos motores nas crianças. Utilizar oficinas fora do horário de aula habitual é um meio de possibilitar que a criança conheça práticas diversificadas, desenvolva sua socialização e aprimore seus aspectos motores. Além de proporcionar aos graduados de educação física um contato direto com o ambiente escolar