Resumo

Introdução: O handebol é uma modalidade esportiva coletiva que teve sua origem associada às atividades esportivas praticadas em aulas de Educação Física e que se caracteriza por ser um jogo de fácil aprendizagem, pois apresenta movimentos natos dos seres humanos, como: correr, saltar e arremessar, dinamizando o aprendizado por considerar as habilidades naturais de toda criança (NUNES, 2013). A partir dos aspectos aqui enfatizados foi implementado o Projeto de Iniciação ao Handebol Escolar na UFPel, que tem como objetivo geral disseminar, potencializar e qualificar a prática da iniciação ao Handebol na comunidade escolar de Pelotas, assim como busca tornar vivo e potente os princípios da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão na vida acadêmica de todos os graduandos envolvidos. Objetivo: Relatar especificamente a ação das Oficinas de Iniciação ao Handebol, trabalho esse desenvolvido visando disseminar a prática do Handebol nas instituições escolares de Pelotas, assim como identificar crianças e jovens com potencial para a prática do referido desporto nas escolas envolvidas. Desenvolvimento: Após um longo período sem atividades, por conta da pandemia COVID-19, no dia 24 de maio de 2022 retornamos às nossas oficinas em uma escola estadual da cidade de Pelotas/RS onde contamos com a participação de 23 alunos, compreendendo turma de 5º ano. A oficina ministrada foi previamente organizada através de um plano de aula elaborado pelos graduandos envolvidos no projeto "Passada pro Futuro" e revisado pela professora coordenadora. Sugestões: Ao retornar às nossas atividades podemos ver o quão importante é a prática de atividades que desenvolvem os aspectos motores nas crianças. Utilizar oficinas fora do horário de aula habitual é um meio de possibilitar que a criança conheça práticas diversificadas, desenvolva sua socialização e aprimore seus aspectos motores. Além de proporcionar aos graduados de educação física um contato direto com o ambiente escolar

Acessar