Resumo

Introdução: O projeto de iniciação ao basquetebol, inserido em uma escola pública, tem como objetivo promover um contexto de formação esportiva. Objetivo: Relatar o desenvolvimento do grupo feminino em um projeto de extensão de iniciação esportiva. Desenvolvimento: Durante o período de 2018 a 2019, 25 jovens entre 10 e 15 anos participaram do projeto de iniciação ao basquetebol. Os treinos eram ministrados por três treinadores que semanalmente realizavam reuniões de planejamento. Cada treino era organizado em parte inicial (exposição do objetivo do treino e aquecimento), principal (progressão de exercícios, jogos reduzidos e recreativos para atingir o objetivo do treino) e final (competição de arremesso, atividades de volta à calma, rodas de conversa). Cada treinador ficava responsável pela condução mais direta de uma das partes do treino, entretanto, ressalta-se que todos auxiliavam na organização das atividades e realização dos feedbacks (valor e corretivo). Objetivando promover um ambiente seguro, agradável e organizado, foram estabelecidas regras que necessitavam ser seguidas por todos (treinadores e jovens), tais como: vestimenta adequada; uso individual de garrafa com água; zelo pelos materiais e quadra; responsabilidade quanto aos horários; respeito entre os participantes e treinadores. Durante alguns exercícios eram designadas tarefas de liderança para as jovens, e através de diálogos auxiliava-se na compreensão e reflexão deste papel. Além disso, também eram realizadas atividades de integração com o objetivo de potencializar o convívio entre as jovens, e outras tantas estratégias que eram pensadas de acordo com a necessidade dos treinos, como a cooperação, a socialização, o acolhimento e a determinação de objetivos pessoais e esportivos. Sugestões: É fundamental estabelecer um ambiente seguro e positivo, em que as jovens participem ativamente da construção e das decisões do grupo. Logo, torna-se necessário desenvolver o processo de treino “com” as jovens ao invés de “para”, facilitando a percepção de pertencimento ao grupo. 

Acessar