Projeto de Intervenção Ef+: Implicações Pedagógicas e Nível de Conhecimento Sobre Saúde
Por Nicole Gomes Gonzales (Autor), Mario Renato Azevedo (Autor), Carine Franz Böhlke (Autor), Matheus Pintanel Freitas (Autor), Airton José Rombaldi (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 29, n 1, 2018.
Resumo
Objetivou-se verificar o impacto da intervenção “Educação Física+: Praticando Saúde na Escola”, sobre as práticas docentes e conhecimento em saúde de escolares da cidade de Canguçu/RS. Quinze escolas participaram do estudo (grupo 1- escolas que aderiram à intervenção no ano de 2011; grupo 2- escolas que aderiam à intervenção a partir do ano de 2012). O estudo teve duração de oito meses com 624 escolares e 12 professores. Houve aumento do nível de conhecimento dos escolares no pós-intervenção (p<0,001), com maiores médias no grupo 1; encontrou-se tendência de aumento do nível de conhecimento de acordo com o número de planos de aula desenvolvidos pelos professores (p<0,001). Dos professores entrevistados no ano de 2013 (n=15), a maioria aderiu às atividades propostas (n=8) e percebeu mudanças positivas, principalmente por parte dos alunos, que passaram a realizar mais questionamentos acerca da temática em sala de aula e levar tais conhecimentos para seus familiares. Quase a totalidade dos docentes que aderiram à proposta não relatou dificuldade em desenvolver os planos (n=7). Concluiu-se que uma intervenção de curto prazo melhorou o nível de conhecimento de escolares acerca da temática saúde e atividade física e apresentou impactos positivos na prática profissional dos docentes entrevistados.