Projeto Institucional Pibid Uff: Eixos Norteadores Ao Seu Desenvolvimento
Resumo
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) visa fomentar a iniciação a docência de estudantes dos cursos de licenciatura, contribuindo para a formação dos docentes e para a qualidade de educação básica publica. Além disso, se propõem a valorização do magistério, a promoção da interação de futuros professores com docentes da rede pública, o incentivo de experiências docentes de caráter inovador, além da valorização do espaço da escola pública, como um local de construção do conhecimento na formação de professores para a educação básica. Na Universidade Federal Fluminense o PIBID teve início em 2010 atendendo a chamada do Edital 02/2009/CAPES/DEB e continua participando dos demais editais até momento. De 2010 a 2014 o PIBID teve uma significativa ampliação, quantitativa, dos segmentos participantes. Cursos: 07 para 23; alunos bolsistas: 130 para 908; professor coordenador: 06 para 62; professor supervisor: 16 para 166; escolas participantes: 03 para 63. Essa crescente ampliação é resultado do trabalho, qualitativo, realizado por professores coordenadores e supervisores e bolsistas junto às escolas que passam a conhecer o projeto e conseqüentemente sua adesão. Reconhecendo os objetivos do projeto a equipe institucional busca o debate junto às coordenações dos cursos de licenciatura da UFF procurando garantir que todas sejam contempladas a partir de 2011. Garantido essa inserção, de todas as licenciaturas, o desafio é construir ações, coletivas, que possam nortear um dos princípios fundamentais do PIBID que é a melhoria da Educação Básica. O entendimento desse principio não é restrito ao aumento de índices da educação. Melhorar a educação básica, no seu sentido amplo, diz respeito à qualificação, continuada, das questões que envolvem a educação como um todo. Coordenar um projeto com desafios dessa natureza provocou na equipe institucional a necessidade em definir alguns eixos para nortear o trabalho que garanta uma inserção, qualitativa, de construção coletiva e autonomia de cada subprojeto. Neste sentido, estabelecemos quatro eixos de trabalho: formação geral; grupo de pesquisa; relação universidade-escola e avaliação.