Resumo

Observando o desenvolvimento de projetos sociais voltados para o esporte e lazer, muitas vezes atrelado ao auto-rendimento, veio a necessidade de pesquisar um projeto que vá além da prática pela prática, que possa incluir temas transversais como a inclusão e a cidadania. O presente estudo teve como objetivo observar fatores de inclusão e exclusão do projeto social SUDERJ em Forma, Núcleo Amigos do Bairro, localizado na região da Baixada Fluminense, divisa dos municípios de Belford Roxo e Duque de Caxias, onde foram realizadas três visitas, para observações sistemáticas nas aulas de futebol. Observamos uma enorme diferença entre a teoria apresentada na proposta do projeto e a sua real atuação nas comunidades. Assim identificamos a exclusão do sexo feminino, de crianças com menos de seis anos e jovens acima de 18 anos na pratica do futebol. Necessitamos de políticas públicas comprometidas com os interesses das comunidades locais, dando a esse público, condições reais de empoderamento e participação ativa nesses projetos, valorizando sempre o leque cultural existente na localidade, e os impulsionando para uma prática critica, democrática e educativa. Assim teremos as concepções de um projeto social, intervindo, criando e recriando estruturas sociais

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