Resumo

Com um ano de existência o Projeto T&T vem se destacando como uma atividade de aventura no cenário acadêmico de formação profissional do curso de educação física da Universidade Vila Velha UVV. Assim questionamos: como este projeto se circunscreve no universo acadêmico da educação física? Quais as suas contribuições na formação deste futuro profissional? Este trabalho tem como objetivo, descrever o Projeto de extensão Trilhas & Trilhos e identificar junto aos acadêmicos organizadores, a sua contribuição na formação profissional. O mesmo se justifica por auxiliar no aprofundamento dos estudos sobre o Lazer do Núcleo de Recreação e Lazer, uma vez que essa temática seja uma das âncoras de pesquisa do mesmo. O procedimento metodológico tem um caráter descritivo e exploratório. O evento Trilhas & Trilhos é um projeto de extensão planejado, organizado, realizado e avaliado pelo Núcleo de Recreação e Lazer do curso de Educação Física; ambos vinculados à Universidade Vila Velha / UVV. O T&T surgiu com a ideia de uma acadêmica durante a disciplina de Teoria e Prática do lazer II, inclusa na grade curricular do curso de graduação já citado, responsável por gerar reflexões profissionais dos conteúdos relacionados ao lazer de aventura a partir de atividades teóricas e práticas. O projeto se caracteriza por uma caminhada prolongada de quinze a trinta quilômetros em linha férrea, desativada ou semi desativada com elementos físicos típicos, como: pontes, túneis, estações e trem; assim como elementos não físicos típicos das atividades de aventura, como: vertigens, riscos, obscuridades, desafios e contemplações. Inicialmente, foi destinado exclusivamente aos acadêmicos, mas com o movimento das redes sociais, o projeto alcançou também os egressos e outros interessados. Já na sua sexta versão, em um ano de atividade, o projeto T&T passou por três localidades diferentes do Espírito Santo: Viana à Domingo Martins [26km], Vargem Alta / Cobiça [28km], Itibirui / Matilde [18km]. Hiking, trecking, bivaque, montanhismo ou simplesmente trilha, são algumas nomenclaturas utilizadas para descrever esta atividade. Entretanto, o importante nesse projeto é o ato de atravessar de um ponto ao outro perpassando por ambientes naturais ou urbanos. O movimento constante é inerente a essa atividade que tem como característica crucial, a superação do indivíduo diante as adversidades impostas no caminho ou por seu contexto. Alguns elementos abstratos compõem o cenário das trilhas e das experiências relacionadas à elas, sustentando a imaginação, a emoção e as associações dos trilheiros com a ideia da aventura. Elementos como: emoção, adrenalina, entusiasmo, medo, rusticidade, desafio, novidade, risco, conquista, sucesso, audácia e outros, fortalecem a tônica do lazer de aventura. Na fala dos acadêmicos estagiários deste projeto, verifica-se que o mesmo é uma ferramenta auxiliadora da formação profissional, e de forma positiva, acaba por despertá-los para a atuação no mercado de trabalho dentro da área do lazer de aventura na perspectiva da Educação Física, assim como, um agente fortalecedor do perfil profissional, trabalhando questões como: liderança, iniciativa, planejamento, comunicação e responsabilidade. 

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