Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar um panorama sobre a oferta de projetos em contraturno escolar no estado do Paraná, especialmente, vinculados ao macrocampo esporte e lazer. A pesquisa é caracterizada por enfoque quantitativo, tendo como procedimento metodológico a pesquisa documental através do banco de dados do MEC/INEP sobre as escolas paranaenses, o DataEscolaBrasil. Os dados foram analisados por meio do princípio da estatística descritiva com a utilização do software SPSS 20.0. Os resultados apontam para: a) a preponderância do macrocampo Esporte e Lazer sobre os demais macrocampos de atividades possíveis segundo as diretrizes estaduais, seja em quantidade de projetos ou em número de matrículas; b) a centralização das ações em escolas de áreas urbanas de cidades de pequeno porte; c) a hegemonia das modalidades esportivas coletivas futsal e voleibol dentre os projetos desenvolvidos. Concluímos que o alinhamento aos parâmetros internacionais de qualidade pode possibilitar a potencialização das ações vinculadas ao princípio constitucional do direito a educação de qualidade de modo a transpor os desafios que se colocam no cotidiano educacional.

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